Home / Cabelos  / Cabelos afros são exóticos! Como cuidar deles?

Cabelos afros são exóticos! Como cuidar deles?

Cabelos afros estão associados à feminilidade e à sensualidade. Independentemente da moda, eles se adaptam a qualquer estilo, basta usar a criatividade e abusar de umas selfies. Kátia Timani, diretora da Kans Br e especialista em cabelos, explica

Cabelos afros estão associados à feminilidade e à sensualidade. Independentemente da moda, eles se adaptam a qualquer estilo, basta usar a criatividade e abusar de umas selfies.

Kátia Timani, diretora da Kans Br e especialista em cabelos, explica que quem tem o cabelo crespo dá para variar bastante o modo de usá-lo: preso, solto, trançado. E lembra: uma vez que eles estejam bem cuidados, os penteados ficam mais fáceis.

“As faixas, lenços, tiaras, apliques e outros acessórios ajudam a compor um visual bem bacana e estão sempre na moda. Agora para o verão,, dá para apostar em rabos de cavalo bem altos, tranças enraizadas… E se as mulheres forem usar elásticos, é sempre bom escolher os com revestimentos, para não puxar e arrebentar os cabelos”, comenta.

Segundo Kátia Timani, este tipo de cabelo exige mais cuidados na hora de tratar, porque pode não parecer, mas é muito sensível e quebra facilmente se alguma química for feita indevidamente. É um cabelo que têm os cachos mais fechados, formam anéis, canudos ou caracóis, por isso mais difíceis de tratar.

“Mas não pensem que os cabelos lisos também não apresentam problemas”, diz ela, e explica que os cabelos crespos nascem em espiral desde a raiz, são mais opacos e ressecados, o que contribui para que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios seja mais difícil. Os fios são bem mais porosos que os lisos. “Uma das características mais marcantes do cabelo crespo é o aparecimento de fissuras na haste, com grande quantidade de nós, levando a pontas duplas”, diz.

Kátia esclarece que os cabelos precisam estar sempre hidratados, porque é muito importante para os cabelos crespos não ficarem armados. Além disso, os fios ganham vida, brilho, maciez e melhora a textura. É fundamental ficar atento a esse tipo de cabelo, porque há muitas variações e o profissional deve levar em conta a espessura dos fios e o nível de cacheamento, que pode ir desde o levemente ondulado até o extremamente crespo.

Como a maioria das mulheres negras tem cabelos médios, um estilo comum é um corte reto na altura dos ombros. Esse visual é prático para o dia-a-dia, pode ser usado com uma franja para dar um toque mais leve ao rosto. Para os cabelos curtos, um penteado básico para trás fica bem elegante. Já os cabelos longos ficam bonitos amarrados ou soltos. Ou um coque bem ao alto da cabeça com algum adorno, que dá um ar romântico. “E para as mulheres que gostam de inovar, em algum momento, para os cabelos afros estão na moda os loiros e acobreados, como os que desfilaram Beyoncé, Taís Araújo, Preta Gil e outras”, comenta.

 

Deixe seu comentário
Visão geral da revisão
Sem comentários. Seja o primeiro a comentar.

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.